sexta-feira, 6 de maio de 2011

Variações na fotografia

Essa atividade consistiu em analisar as variações de tempo de exposição da imagem (velocidade do obturador), e fator de exposição a luz (abertura do diafragma). Devo confessar, que por momentos distante da aula não percebi que deveria ter mudado bastante os elementos de tempo e luz para que houvesse uma mudança considerável na imagem, por isso acabei me passando um pouco. Enfim, vejam as imagens:
Foto 1: Iso=200; Tempo T=320; Abertura F= 5.0

Foto 2: Iso=200; Tempo T= 320; Abertura F= 6.3

Foto 3: Iso=200; Tempo T= 200; Abertura F= 7.1

  
Foto 4: Iso=200; Tempo T= 320; Abertura F=7.1
Nas duas primeiras fotos fiz as modificações no Fator de exposição na câmera (F), ou seja, a abertura. O Processo é o seguinte: Quanto maior a abertura do diafragma, maior é a entrada de luz. Como não fiz uma modificação muito grande a percepção não ficou muito boa, mas podemos notar que a foto 1 possui uma iluminação mais forte que a foto 2, já que o "F" está em 5.0, e o da foto 2 está em 6.3.

OBS: Quanto menor é número em "F" maior é a sua abertura.


Nas fotos 3 e 4 fiz modificações no tempo de abertura do diafragma da máquina. A relação também não é difícil, quanto mais tempo o diafragma fica aberto, mais luz entra.
A foto 3 com a velocidade de1/200, possui mais entrada de luz que a foto 4 com a velocidade de 1/320 pois o diafragma passou mais tempo aberto.


Então é isso, não tive dificuldades para fazer as fotos, e sim para identificar as diferenças, pois não fiz variações muito grandes. Ainda assim nota-se uma diferença entre as imagens.

Edimilton Santos 

Um comentário:

  1. o exercício pedia variar de verdade, para perceber a diferença na imagem...

    ResponderExcluir